HISTÓRICO
O projeto HBSD teve seu “start” em 2002, quando a IRAPIDA TELECOM sentiu a necessidade de abandonar os HDS em servers de condomínio (devido a problemas físicos) e ao mesmo tempo economizar em hardware optimizando assim o sistema utilizando.
Inicialmente fizemos vários testes com ferramentas ja prontas em linux e bsd, porém nenhuma preenchia completamente nossas necessidades, uma faltava acesso remoto, outra nao possuia controle de banda, e por ai foi.
Depois de muitas pesquisas, conhecemos o picobsd, ferramenta desenvolvida por parte do core-team do FreeBSD, voltada a “embbedar” kernel / binarios a fim de criar “mini-distribuições” do freebsd, para poder atuar com disquetes em hardwares relativamente baratos.
Após algum tempo de estudos diários e noites mal durmidas, saiu a primeira versao do HBSD (0.01). Afinal de contas o picobsd (script baseado no crunchgen, filosofia parecida com o busybox no linux) é apenas uma ferramenta de auxilio e não é diretamente o produto final.
Atualmente estamos na versão 2.1b do HBSD a qual possui várias ferramentas utilizadas no cotidiano da irapida, dentre elas: Firewall (ipfw), acesso remoto (telnet), nat, controle de banda(dummynet), qos (altq), e muitas outras funcionalidades embedded.
Até
o presente momento, o projeto o HBSD esta sendo um projeto solo de
Christopher Giese (www.bsdux.com.br),
porém se houver interesse, o mesmo esta aberto a novos
integrantes.
No HBSD, o /etc/thanks.txt contem agradecimentos para alguns companheiros que de uma forma ou de outra foram solidarios ao projeto.